terça-feira, 11 de outubro de 2011

Empreendedorismo na área de informática

Com a força que a internet vem ganhando, empregos "pontocom" tornam um sonho de trabalho para muitos profissionais, principalmente para recem-formados, que buscam novas oportunidades.


Ao contrário d que pensam, não é fácil entrar nesse mercado, que exige, além de conhecimento, um perfil específico. Não basta mais ter os domínios do computador e dois idiomas fluentes. Algumas empresas da área de Internet decolam meteoricamente e os profissionais se destacam dentro de pouco tempo, mas não é para qualquer pessoa.


Estudar faz parte do conhecimento, mas a maior parte dos jovens hoje, são autodidatas, aprendem de tanto fuçar em seus computadores em casa. A ajuda vem com os conhecimentos técnicos adquiridos através de cursos, como os superiores de ciência da Computação ou outros voltados a internet. Cursos como engenharia Mecanica e Biblioteconomia, por exemplo, endem a não existir, porque os cursos voltados a tecnologia, Informática e Internet estão crescendo cada vez mais.

Um comentário:

  1. Como se identificar/medir qualidade em tecnologia da informação.
    Responder:

    a) Formas de medição

    Certificação comprovada, higiene, salubridade, comportamento ético, social e profissional, comprometimento, interesse pela área em

    que atua, execução dos serviços, modos orçamentários e como os mesmos são calculados.

    b) Como você indica o trabalho de TI como "de qualidade".

    Quando há uma união entre o profissional de TI e o cliente, se o mesmo sabe lidar com os problemas, os imprevistos, os riscos,

    necessidades, desejos e particularidades, se há um contato formal, se o profissional se interessa realmente pela área em que atua

    e tem competência com os serviços que executa, valorização do trabalho, etapas processuais que o profissional propõe para a

    resolução da necessidade do cliente através do meio mais viável e que agrade ao mesmo.

    c) Colocar exemplos

    Comprimentos, boa aparência física (roupas limpas, ordenadas e que não sejam chamativas), conversa antes da execução de qualquer

    tipo de serviço, mostra dos orçamentos e aquele que adere melhor ao cliente, uso das próprias ferramentas, comportamento

    profissional e formal, fala pausada e sem termos muito técnicos para esclarecimento de dúvidas, exemplificação do trabalho que

    será realizado, materiais necessários e o custo dos mesmos, visitas técnicas e preventivas, viabilização de serviço em domicílio.

    d) Descrever formas novas de satisfazer/conquistar seus clientes

    Oferecer aparelhos que facilitem a vida do cliente, mas que sejam REALMENTE úteis no seu cotidiano, demonstrar outros tipos de softwares e qual deles melhor se aplicaria as necessidades do mesmo.

    (Complementarei com artigos técnicos e empresarias da internet)
    :D

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