quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Qualidade em Tecnologia da Informação

hoje para encontrar um serviço de qualidade em todos os setores, não é facil. Mas nárea de Tecnologia da Informação existem alguns fatores onde podemos medir essa qualidade. Em primeiro lugar por se tratar de "Tecnologia" e "Informação", o atendimento rápido é fundamental, calro que um atendimento de qualidade. Outro fator importante é o conhecimento do técnico em um orçamento, por exemplo, demonstra segurança ao cliente. A Solução rápida do problema também é importante e os valores competitivos.

Um profissional com esses requisitos, sempre é valorizado no mercado da Tecnologia da Informação. Pois todos os clientes esperam um atendimento rápido, capacitado e que atinjam as expectativas, tudo junto de valores acessiveis.

Então podemos concluir que para satisfazer e conquistar seus clientes um profissional de TI deve sempre estar atualizado com realação as novas tecnologias(conhecimento técnico). atender sempre prontamente(atendimento ágil) e com valores competitivos.

7 comentários:

  1. A ISO 9000:2000 são normas que regulamentam a medição da satisfação do cliente.
    É constituida de 3 documentos básicos: SGQ fundamentos e vocabulario, SGQ – requisitos e SGQ – guia para melhoria de desempenho.

    a) Formas de medição
    - atender as necessidades dos clientes ou superá-las;
    - garantia do serviço e atender aos prazos estipulados;
    - funcionalidade, agilidade, desempenho, confiabilidade e segurança do serviço/produto;
    - marca, inovação, design, preço.

    b) Como você indica o trabalho de TI como de qualidade
    Precisa atender os itens de qualidade acima mencionados, além da qualidade inter-pessoal relacionada ao atendimento do cliente.

    c) Colocar exemplos
    - windows – sistema operacional que oferece desempenho, segurança e compatibilidade com os programas anteriores, além da facilidade de uso
    - microsoft office – facilidade de uso, confiabilidade, oferece várias ferramentas para desenvolvimento de textos, slides, planilhas, gráficos entre outros.

    d) Descrever formas novas de se satisfazer/conquistar seus clientes
    Além dos itens de qualidades do produto, é importante conquistar o cliente, desde o contato inicial, como qualidade de atendimento, atenção, cordialidade, saber ouvir e definir as necessidades do cliente.

    Érika

    ResponderExcluir
  2. Há também as normas que regulamentam e certificam o profissional, além de proporcionar uma confiabilidade maior, elas possibilitam que o cliente possa escolher aquilo que melhor se aplica ás suas necessidades.

    ResponderExcluir
  3. Qualidade é um conceito subjetivo que está relacionado diretamente às percepções de cada indivíduo. Diversos fatores como cultura, modelos mentais, tipo de produto ou serviço prestado, necessidades e expectativas influenciam diretamente nesta definição.

    ResponderExcluir
  4. ISO/IEC 20000 Serviços de TI

    TI é essencial para a realização dos negócios de hoje. No entanto, existem preocupações cada vez maiores sobre os serviços de TI, tanto internos, quanto os terceirizados, de não estarem alinhados com as necessidades dos negócios e clientes.

    Uma solução reconhecida para este problema é usar um Sistema de Gerenciamento de Serviços de TI (SGTI) baseado na ISO/IEC 20000, a norma internacional para gerenciamento de serviços de TI. A certificação nesta norma permite a você demonstrar para seus clientes, de forma independente, que você cumpre com as melhores práticas.

    A ISO/IEC 20000 é baseada e substitui a BS15000, Norma Britânica internacionalmente reconhecida.

    A ISO/IEC 20000 é publicada em duas partes:

    Parte Um é uma especificação para gerenciamento de serviço que cobre os serviços de gerenciamento de TI. É a parte na qual você pode ser auditado, e define um conjunto mínimo de requisitos que devem ser atendidos para obtenção da certificação.

    Parte Dois é um código de prática para gerenciamento de serviços, que descreve as melhores práticas para os processos de gerenciamento de serviço no escopo da certificação.

    Para quem é relevante?

    A ISO/IEC 20000 é aplicável para qualquer organização, grande ou pequena, em qualquer setor ou parte do mundo que depende de serviços de TI. A norma é especialmente aplicável para prestadores de serviços de TI internos, tais como departamentos de TI, e para prestadores de serviços de TI externos, como organizações terceirizadas.

    A norma já está trazendo um impacto positivo em alguns dos principais setores líderes, dependentes de TI, como na terceirização de processos de negócios, telecomunicações, finanças e setores públicos.

    ResponderExcluir
  5. Em TI, área de prestação de serviços se preocupa, cada vez mais, em garantir qualidade a seus clientes. uma solução pode ser o Gerenciamento de Srviços baseado na ISO/IEC 20000, uma norma internacional cuja certificação permite demonstrar ao cliente, de forma independente, que se cumpre as melhores práticas. esta norma é aplicável em organização grande e pequena, em qualquer setor ou parte do mundo que depende de serviços de TI. ela já está trazendo um impacto positivo em alguns setores líderes, que dependem de TI como na terceirização de processos de negócios, telecomunicações, finanças e setores públicos. é através da certificação na ISO/IEC 20000 que uma organização demonstra possuir controles e procedimentos adequados implementados adequadamente a fim de que a entrega nos serviços de TI sejam rentáveis e com qualidade.
    A mensuração em qualidade, dadas as suas características no estabelecimento dos parâmetros indicadores da mesma, pode dar-se através de alguns fatores como conjunto ou sistema de medidas de desempenho, direcionados a certos aspectos como produtividade, organização, modos de apresentação e conhecimento pessoal. há, ainda, outras formas de se saber como o cliente vê o serviço desempenhado qualitativa e quantitativamente, como por exemplo, através de questionários, ou perguntas a serem respondidas por eles.
    Uma estratégia para se ter ideia da qualidade, e conhecendo os pontos fracos e fortes que se tem na empresa e como a área de TI atua sobre eles, resolvendo os problemas advindos dos me4smos. assim, táticas, operações e programações são uma forma de determinar qualidade e desempenho do trabalho efetivado.
    Cristina

    ResponderExcluir
  6. A)Formas de medição

    Profissionais qualificadas
    Treinamento
    Conhecimento
    Metas
    Esforço
    Comprometimento/dedicação
    Eficiência

    B)Como você indica o trabalho de TI como ("de qualidade")

    Quando há uma boa organização em seu processo
    Estrutura para realizar
    Conhecimento para planejar e executar
    Quando o produto final da empresa é atende as necessidades do usuário.

    c)Colocar exemplos

    Sistema operacional linux (Free Software Fundation) que proporciona ao usuário segurança ,exelente qualidade gráfica ,diversos suportes de atualizações e ferramnetas necessárias para o dia-a-dia do usuário

    d)Descrever formas novas de se satisfazer/consquitar seus clientes.

    Execente marketing do próprio negócio.
    Passar confiabilidade e segurança
    Certificações que comprovem conhecimento
    Comprometimento
    Boa comunicação com o cliente
    Entregar o produto no prazo estipulado pelo cliente
    Ter planejamento junto com o cliente
    Realizar o trabalho de modo que atenda todas necessidades do cliente

    postado por : Rafael e Diosmar

    ResponderExcluir
  7. O Novo Perfil do Profissional de TI e suas Ferramentas de Trabalho

    A- financeiras: não deixar ultrapassar, além de uma margem controlada, o orçamento previsto, garantindo as margens de lucro calculadas no início do projeto, sem onerar o cliente com verbas adicionais além do previsto;
    B - funcionais: garantir que as funcionalidades exigidas pelo cliente serão entregues, além de serem adequadas para resolver o(s) problema(s) proposto(s) inicialmente;
    C- alocação de recursos: obter o máximo aproveitamento dos recursos alocados ao projeto, além de garantir sua disponibilidade nos momentos adequados;
    D - interação com o cliente: estar sempre atento às mudanças das necessidades do cliente, durante a execução do projeto, além de administrar sua ansiedade durante as etapas de implementação;
    E - operacionais: permitir que o sistema final entregue funcione de forma coordenada e seja plenamente utilizável, de acordo com as expectativas iniciais do cliente;
    F - gestão de conflitos: saber conduzir conflitos que porventura possam aparecer nos interesses das partes envolvidas no projeto (cliente, fornecedores, integradores, consultores, etc.), buscando sempre fazer com que o projeto continue sendo viável sob a ótica das demais metas;

    ResponderExcluir