terça-feira, 1 de novembro de 2011

TI cidadania e ética


Ética é caráter é ser uma pessoa correta que, respeita as normas do local em que freqüenta

Ser cidadão é respeitar e participar das decisões da sociedade para melhorar suas vidas e a de outras pessoas. É sempre ajudar uns aos outros


Nas profissões ligadas a TI ser ético é respeitar o desejo do cliente, (desde que esse não ultrapasse os seus limites a sua moral)
Entregar o trabalho sempre na data combinada ao cliente
    Hoje a área de tecnologia é ligada a sustentabilidade então recicle sempre.
Acho que cobrar um preço justo é ser ético, nem abaixo de mais do valor do mercado porque não seria ético com os demais colegas de profissão e nem alto demais que não seria ético com os clientes, ou seja, o preço justo é o melhor.

    Um profissional de TI pode agir como cidadão de varias maneiras como ensinar pessoas necessitadas a informática, não falo apenas aos pobres as crianças carentes, mas também as pessoas com algum tipo de deficiência imaginam a alegria deles ao entrar no mundo da informática.
Prestar assessoria a algumas ONGs, Entidades assistenciais. Só do profissional de TI descartar corretamente o seu lixo ele estará agindo como cidadão.




2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Tema do dia 10/11

    Trabalho autônomo
    Trabalho cooperativo
    Trabalho em equipe
    e o profissional em cada um desses itens.

    Na questão de autonomia, o profissional de TI se sente mais preparado e eventualmente mais seguro para seguir seu ramo de atuação, já que, se ele tem plemo conhecimento das funções que exerce e um relacionamenbto sadio com os seus clientes é mais simples conseguir um espaço de destaque e de reconhecimento individual.

    Na questão de trabalho cooperativo, há em termos a ajuda de terceiros e isso envolve determinados protocolos os quais o profissional de TI tem que acatar, pois, a dualidade tem que ser justa e feita de modo que facilite o trabalho e as atividades sejam concluídas com cooperação de todos e o reconhecimento disto.


    O trabalho em equipe é um processo árduo e que exige muita paciência e espírito de união, já que isso acarreta no conhecimento e convivência com outras pessoas que podem ou não ser conhecidas e achegadas.
    O profissional de TI nesse caso que estiver envolvido nesse tipo de organização tem que estar apto ás funções que lhe forem designadas e antenado em todas as decisões do grupo, pois tem de haver um paridade de todos e que qualquer atividade que for realizada por essa equipe tem que ser projetada de forma que o grupo todo participe, intearaja e conheça o tema tratado.

    ResponderExcluir