quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Trabalho autônomo, em equipe e cooperativo

Boa Noite ....

Alimentar o blog com os temas:
  • trabalho autônomo
  • trabalho em equipe
  • trabalho cooperativo.
Responder: Como o profissional de TI se encaixa em cada um dos ítens acima.

Bom Trabalho

Prof.Silvia.

4 comentários:

  1. Uma equipe é um grupo de indivíduos que possuem um objetivo em comum e com metas especificas a atingir. A idéia de equipe surgiu da necessidade de somar esforços para alcançar um objetivo, que sozinho não seria possível, ou seria mais trabalhoso.

    O mundo moderno exige cada vez mais pessoas habilitadas para melhorar o desempenho nos serviços, tanto na qualidade quanto na rapidez de entrega do serviço ou produto. O profissional do futuro deve principalmente saber trabalhar em equipe, saber ouvir, opinar e discutir idéias, respeitando as idéias dos outros.

    Érika

    ResponderExcluir
  2. Cooperação é colaborar, ajudar uns aos outros, agir em comum de forma solidária, cada um contribuindo com uma parcela de conhecimento, responsabilidades e ações.
    A alma das novas empresas está na cooperação, na responsabilidade de cada um, sempre almejando um trabalho melhor. Nas empresas atuais, quase não se falam em funcionários, ou empregados, o termo utilizado atualmente é “colaboradores”, pessoas que se dediquem a empresa, dêem o melhor de si, e em contrapartida, a empresa deve valorizar e reconhecer os esforços de cada um.

    Erika

    ResponderExcluir
  3. Autonomia é a soma de SER, SABER, CONHECER, FAZER e TER, ou seja, EU SOU, EU SEI, EU CONHEÇO, EU FAÇO, EU TENHO E EU POSSO.
    Uma pessoa autônoma é capaz de definir seus objetivos pessoais e agir para concretizá-los.

    Para ser um bom profissional, não só de TI, mas de todas as areas, devemos somar autonomia + cooperação + saber trabalhar em equipe, além das outras caracteristicas já estudadas que complementam o perfil de um bom profissional (ética, empreendedorismo, temperamento, personalidade....)

    Érika

    ResponderExcluir
  4. Há alguns anos, descobriu-se que trabalhar em equipe, tinha as suas vantagens, onde cada membro dessa equipe seria especializado no que fizesse, por exemplo: em uma produção cada um faria a sua parte, um montando, outro parafusando, outro embalando, e cada um dependendo da parte do outro. Na área de TI, um iria cuidar na parte de hardware, outro em redes e outro em software, cada um dentro da sua especialização. Com isto, a produção tente a ser organizado, com um prazo de entrega do serviço cumprido em um prazo mínimo, se fosse feito por uma única pessoa. Trabalhar em equipe é trabalhar com uma produção maior em menos tempo.

    A cooperação nesse casos é ajudar, e não competir. Quando todos cumprem sua parte, para o parceiro seguinte dar continuidade ao serviço prestado. É dar atenção corretamente no que deve ser feito, pensando no próximo, auxiliando no que for preciso. Um diferencial muito importante hoje em dia, é ser flexível em qualquer situação,colaborando para o bem da empresa.

    Para ser um profissional autônomo na área de TI, tem a graça de você estar sempre atualizado nas novas tecnologias, utilizando sua criatividade para melhorar todos os imprevistos que acontece nessa área. Quem tem conhecimento em tecnologia da informação tem mais chance de conseguir um emprego, conforme levantamento feito atualmente. A informatização é um conjunto de opções nesse ramo. Temos a área de infra-estrutura, web designer, manutenção de computadores entre outros.


    Eliane
    Weverton

    ResponderExcluir