quarta-feira, 7 de setembro de 2011

GREVE - ATÉ QUE PONTO ?

* Greve da UFPB deixa cerca de 3 mil pessoas sem atendimento médico no HU e cerca de 25 mil alunos sem aulas

..."Cerca 3.000 pessoas estão deixando de ser atendidas por dia no Hospital Universitário de João Pessoa (HU) por conta da greve dos servidores da UFPB que amanhã (06/09/2011), estará completando 90 dias. Cerca de 25 mil alunos sem aulas. Previsão de volta as atividades... INDETERMINADA!"

Ao longo dos tempos, sempre nos deparamos com alguma situação que nos obriga a fazer valer o nosso direito, todavia, tornou-se obrigatório e imperioso , o respeito ao terceiro envolvido.

O direito de greve é assegurado pela Constituição Federal, na garantia dos artigos 9º e 37-VII, nos limites da lei. Os trabalhadores o exercem na defesa de seus interesses plenos. Mas de nenhum abuso. Se não, estarão sujeitos os grevistas infratores nas responsabilidades civis, penais e criminais.

O ex- presidente Lula, um dos mais atuantes sindicalistas, pontifica: “não é possível alguém ficar 90 dias de greve e receber os dias parados, porque então deixa de ser greve e passa a ser férias”. O cidadão deve ser favorável à greve justa, legal, constitucional e salutar, desde que se busque os seus direitos por via judicial. Afinal, a Justiça se convoca para obrigar o cumprimento das leis.

*** Então fica aie uma questão polemica para você cidadão... Até que ponto a greve se inclui no tema ética, cidadania e qualidade????

3 comentários:

  1. Se a Lei ampara os anti-eticos, como que povo vai ter reação contra isso. Utopia pensar q no fururo o povo será tratado com etica cidadania e qualidade.

    DiL

    ResponderExcluir
  2. Quando uma unidade está de greve, na saúde por exemplo, apenas 30% dos funcionários trabalham, ou seja, trabalham no "termo tartaruga", antendendo casos graves e que não tem como "deixar para depois".
    Infelizmente, essa é a única forma de tentar negociação com o governo, que há muito tempo vem desrespeitando os trabalhadores. Se esta é a única forma das autoridades "ouvirem" a voz dos trabalhadores, a população tem que entender. Foi uma profissão que eles escolheram? sim, mas tudo coopera para uma greve, exemplos? falta de equipamentos, baixo salário, carga horária elevada, ou seja, nenhuma condição para um bom desempenho. Chega uma hora que qualquer um cansa de estar de frente a situações de risco e não receber o mínimo para viver bem.

    ResponderExcluir
  3. Sim meus amigos....
    Como disse o tema é polêmico e eu simplesmente esperava mais comentários a respeito, porque somos parte integrante de todo um processo chamado: SOCIEDADE. Lutamos por nossos direitos e muitos deles foram conquistados através do patriotismo e do idealismo. Como citei anteriormente existem meios legais para se "exigir" melhores condições de trabalho sem chegar as vias de fato (GREVE), pode ser a passos de tarturura como a Jéssica disse, mas leis existem e mesmo que demore, pois estamos no Brasil, é uma forma de exercitarmos nosso dever ético de cidadão. Eleições tbm existem para isso, baste se ter vontade de saber mais a fundo em quem vamos confiar nosso voto. É inadmissível permanecer inerte a tanta bandalheira, tanto descaso. Se cada um fizer a sua parte o que é UTOPIA passa a ser REALIDADE.

    EU ACREDITO NUM UTOPICO BRASIL REAL !!!!

    ResponderExcluir