quarta-feira, 7 de setembro de 2011

7 de Setembro - O Grito Dos Excluídos

Pela Verdadeira Independência

Contra a depredação ambiental,
contra o envenenamento da nossa mesa
e das águas pelos agrotóxicos.
Por uma educação e saúde pública de boa qualidade.
Fim da criminalização da luta do povo!...

Em 2011, o lema é: "Pela vida grita a TERRA... Por direitos, ética e cidadania todos nós!"

Há dezessete anos, no dia 7 de setembro, milhares de brasileiros saem às ruas para denunciar o "sistema de morte que impera em nossa sociedade" e anunciar alternativas que coloquem a "Vida em primeiro lugar".

Desse modo, o "Dia da Pátria" vai se tornando também um dia de consciência política de luta por uma nova ordem nacional e mundial; um dia de sair às ruas, comemorar, refletir, reivindicar e lutar.

O Grito dos Excluídos, como indica a própria expressão, constitui-se numa mobilização com três sentidos:

- Denunciar o modelo político e econômico que, ao mesmo tempo, concentra riqueza e renda e condena milhões de pessoas à exclusão social;

- Tornar público, nas ruas e praças, o rosto desfigurado dos grupos excluídos, vítimas do desemprego, da miséria e da fome;

- Propor caminhos alternativos ao modelo econômico neoliberal, de forma a desenvolver uma política de inclusão social, com a participação ampla de todos os cidadãos.

Em nível global, somos convidados a uma rede de solidariedade, onde os direitos básicos dos seres humanos se complementam com políticas amplas e abrangentes de preservação e respeito ao meio ambiente, priorizando o desenvolvimento sustentável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário