segunda-feira, 29 de agosto de 2011

É importante para o Técnico em Informática conhecer o comportamento das pessoas?

O profissional da área de TI, tende à ser um indivíduo versátil e comunicativo. Sabe-se que durante sua vida profissional, diversas situações serão vividas com seus colegas de trabalho, seus superiores mas quando se tratar do CLIENTE, a situação tem um peso maior no quesito : responsabilidade.
Conhecer o cliente fará com que o profissional conquiste o SUCESSO ou o FRACASSO.
Muitas vezes o se conhecer, é fator preponderante para o primeiro passo nos negócios.


A partir daqui, respondam a questão título.

17 comentários:

  1. Conhecer-se é muito importante para a
    vida profissional, por isso as experiências são indispensáveis para determinar o comportamento
    e garantir que, se for necessário uma mudança
    radical na sua vida, você será capaz de fazê-la. Conhecendo-se melhor voce é capaz de interagir com um todo, fazendo o que gosta, trabalhando na área que te da prazer com certeza é 80% de sucesso garantido. Voce tera uma melhor capacidade de captar as suas necessidades e as do seu cliente, desenvolvendo um vinculo harmonioso. Ele (cliente), quando procura um profissional seja da area de TI ou em qualquer outra, ele quer um individuo com 3 "C's" -> Conhecimento, Capacidade e Competência.

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  2. Acho que é importante para todas as areas conhecer o comportamento das pessoas. Tanto na sua vida pessoal como profissional. Primeiramente a pessoa precisa se conhecer para depois conhecer os outros. Isto te proporcionará um melhor relacionamento com as outras pessoas. O conhecimento do comportamento de seu cliente te dará uma visão melhor do que ele aprovará ou não em seu projeto.
    Érika

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  3. Com toda certeza não só conhecer, como entender o comportamento das pessoas, pois como disse Prof. Silvia Marangoni, são diversas as situações em que o Técnico em TI irá se deparar com diversas opiniões, por exemplo, em um desenvolvimento de sistema são várias opiniões sobre layouts, design de telas enfim...E como bem disse principalmente no atendimento ao cliente é preciso muita atenção para poder fazer com que o mesmo entenda as soluções na qual o técnico em TI irá propor.

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  4. Druker , apud Sheth at all ( 2001 p.35 ) “acredita que o propósito dos negócios é criar e manter clientes satisfeitos”.
    Segundo Peter Druker, a meta do marketing é “ conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda por si só”.
    É necessario conhecer os desejos e necessidades dos clientes o que levará a ter uma vantagem competitiva e um desempenho melhor. Este conhecimento levará o cliente a escolher um produto ou outro. Érika

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  5. Quando um cliente contrata seus serviços numa mesa de negociacao, é preciso saber identificar o seu comportamnento. Ao deparar com um cliente inseguro, nervoso, mostre que voce é capaz, seja calmo e sereno e transmita essa sensação, use o seu talento e conhecimento para esclarecer todas as suas duvidas. Seja preciso e conquiste a sua confiança, trazendo no final do preocesso a satisfação e o sucesso total do seu negócio ganhando um cliente feliz.

    Adilson

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  6. Sim , acho imprescindivel conhecer mesmo que superficialmente o comportamento humano pois isso é uma das ferramentas do tecnico em informática.
    No meu ver o primeiro contato com quem esta nos contratando serve para analisar comportamento do dono e depois dos seu funcionarios .
    Tratar com o ser humano é algo muito dificil e complicado , pois cada um tem uma personalidade e tambem ira agir de uma forma , pois o novo sempre trará uma nova experiencia a quem esta o recebendo.

    Elizeu

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  7. É, sim, muito importante ao profissional de TI, porém, não somente a ele. Até mesmo ao cliente é importante que ele não pense somente no ESTAR - no comando, com o poder nas mãos, avançando sinais, infringindo valores morais e éticos e impingindo obrigações que nem ele um dia pretende cumprir - mas que pense ainda, no SER - pessoa com fraquezas como qualquer outra, indivíduo com limitações, alguém que faça a diferença, o outro em quem se pode confiar e, principalmente, HUMANO em todos os sentidos do seu SER. A inversão de vlores entre o SER e o ESTAR não deve se incorporar e fazer parte do nosso dia-a-dia, mas podemos questionar nosso próprio comportamento e criar parâmetros para o BEM-VIVER e o SER-FELIZ!
    Cristina Rocha

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  8. Sim!
    Como todo e qualquer profissional, já que o relacionamento constrói as bases da humanidade, logo, todos devem conhecer as necessidades, o perfil e a personalidade da pessoas para que a interação interpessoal nas bases técnicas sejam válidas

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  9. rafael_thom_az@hotmail.com1 de setembro de 2011 às 18:28

    O técnico de TI tem que saber relacionar-se, já que tudo depende da confiança, da demonstração de interesse na relação pessoal com o cliente. Nesse aspecto o técnico de TI tem que se manter atualizado e atento as necessidades e desejos das pessoas que convive e trabalha.

    RAFAEL THOMAZ

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  10. Com certeza e muito importante para o relacionamento inter pessoal interno e externo para um bom atendimento ja que nas opiniões são diferentes de cada pessoa ........

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  11. O relacionamento é uma das bases mais importantes e um relacionamento bem construído tem muita mais chance de ser rentoso.

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  12. Ter por base o temperamento como diagnóstico inicial é essencial para descobrir com que tipo de clientes o profissional de TI está lidando e o tipo de serviço que agradará esse cliente.

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  13. Suzy Akiko Araki Nagashima diz: sim, é importante para o técnico de informática conhecer o comportamento das pessoas para se relacionar melhor com seus clientes que tem seus comportamentos e personalidades variados,para saber o que ele deseja, como deseja e o que não gosta.

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  14. Suzy Akiko Araki Nagashima diz, sim, é importante que o profissional de T.I. conheça o comportamento das pessoas para poder se relacionar com seus clientes. Deve ter iniciativas próprias, ser prestativo, atencioso, sempre pronto a prestar esclarecimentos no caso de dúvidas, ser competente, trabalhador, ter atitudes e ter o diferencial para obter sucesso na sua profissão

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  15. Suzy Akiko Araki Nagashima diz, sim, é importante que o profissional de T.I. conheça o comportamento das pessoas para poder se relacionar com seus clientes. Deve ter iniciativas próprias, ser prestativo, atencioso, sempre pronto a prestar esclarecimentos no caso de dúvidas, ser competente, trabalhador, ter atitudes e ter o diferencial para obter sucesso na sua profissão

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  16. Considero isso muito importante pois o técnico observando o comportamento das pessoas, ele conseguirá explicar melhor o que acontece e elaborar a melhor solução para o cliente no caso, evitando desentendimentos e automaticamente executando um serviço mais satisfatório.

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  17. Acredito que seja de grande importância não apenas para o técnico em informática mas também para qualquer profissional conhecer o comportamento das pessoas, pois precisamos saber o que esperar delas em devidas situações. Elas estarão presentes no nosso dia a dia por isso é necessário ter uma noção básica do que pode ocorrer, o que podem querer e até o que vão gostar.

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